Unicamp: 32% dos alunos matriculados são de escola pública
No dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) julga ações sobre cotas sociais nas universidades, a Universidade de Campinas (Unicamp) divulgou o desempenho dos alunos de escolas públicas, beneficiados com um programa de bônus, no vestibular da instituição. Segundo a Unicamp, 32% dos estudantes matriculados este ano vieram da rede pública.
O percentual representa 1.099 estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública de um total de 3.435 matriculados na Unicamp. Os dados fazem parte do perfil socioeconômico dos candidatos disponibilizado pela Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest).
Já entre os inscritos, o percentual de estudantes da rede pública superou o índice do ano anterior, passando para 28,2% no vestibular 2012, contra 27% em 2011. Foram 16.054 candidatos da rede pública este ano, contra 14.277 no ano anterior. A seleção 2012 registrou recorde de inscritos, com 61,5 mil candidatos.
Segundo a universidade, os dados apontam o impacto do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), implantado em 2004 e que bonifica os candidatos da rede pública na nota final. O PAAIS prevê que estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública brasileira recebam 30 pontos a mais na nota final da segunda fase. Candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas também têm, além dos 30 pontos adicionais, mais dez pontos acrescidos à nota final.
Isenção da taxa
Estudantes de escolas públicas podem pedir a isenção da taxa de inscrição do vestibular Unicamp 2013 até dia 31 de maio. O formulário para os pedidos está disponível exclusivamente no site www.comvest.unicamp.br. Para finalizar o processo, o interessado deve enviar a documentação necessária (descrita no Edital), pelo correio, para a Comvest até o dia 31 de maio.
O valor da taxa de inscrição para o Vestibular Unicamp 2013 ainda não foi definido. Os pré-requisitos para obter a isenção da taxa de inscrição são: ter cursado da 5ª a 8ª série (ou 6º ao 9º ano) do ensino fundamental e o ensino médio integralmente em instituições da rede pública de educação; ser residente e domiciliado no Estado de São Paulo e já ter concluído ou concluir em 2012 o ensino médio. A Comvest oferece 6.640 isenções na modalidade 1; 100 na modalidade 2 e um número ilimitado de isenções na modalidade 3.
Vestibular Unicamp 2013
As inscrições para o vestibular 2013 serão feitas entre 20 de agosto e 14 de setembro, exclusivamente pela internet, em www.comvest.unicamp.br. A primeira fase será realizada em 11 de novembro de 2012 e a segunda fase, nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2013.
Fonte: Terra
Unicamp divulga nota dos candidatos do vestibular 2013
Doze universidades brasileiras estão entre as 500 melhores do mundo
Inscritos no Enem 2012 podem ver correção das redações
Faculdades do PR devem reembolsar alunos que desistirem da matrícula
Universidade de MT oferta 100 bolsas de extensão universitária
ENEM – Polêmico por Ser Polêmico ou Polêmico pelo Incômodo, por Marlon Leal Rodrigues
Inscrição de vestibular do IFMT para 513 vagas termina nesta segunda
Unicamp divulga hoje lista de aprovados no vestibular 2013