USP, Unesp e Unicamp pretendem unir suas matrículas
Todo universitário já passou por isso. Na época dos vestibulares, ele presta todas as provas e, quando passa em alguma faculdade boa, faz logo a inscrição para garantir a vaga. O problema é que as melhores universidades divulgam suas listas de aprovados em dias diferentes e, muitas vezes, o estudante faz a inscrição em mais de um local para decidir qual irá cursar depois que todos os resultados forem divulgados.
Para evitar essa "reserva" de vaga, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) estudam integrar suas inscrições a partir do ano que vem. A proposta, ainda em processo de discussão, pretende evitar matrículas múltiplas em mais de uma instituição.
Ainda que exista uma lei federal que proíba uma mesma pessoa de ocupar duas vagas de graduação ao mesmo tempo, muitos aprovados em diferentes faculdades públicas acabam se matriculando em todas elas para mais tarde decidir onde realmente querem estudar. Mas postergar a escolha acaba atrasando as convocações dos próximos alunos e faz com que os últimos chamados comecem o curso quase um mês depois do início das aulas.
Com a nova proposta em discussão, as matrículas das três universidades devem ser feitas no mesmo dia ou no mesmo período. Os candidatos teriam três dias para se decidir por uma vaga. Funcionaria assim: se aprovado na USP e na Unesp, por exemplo, o candidato só vai poder se matricular em uma delas, liberando a outra vaga.
Fonte: http://mtv.uol.com.br
Faculdades cobram mensalidade de até R$ 171; saiba como escolher
Estão abertas as inscrições para o vestibular de EAD da Uespi
ENEM terá 5,4 milhões de participantes
Instituto Mauá completa 50 anos
A OAB e a reprovação em massa dos bacharéis
MEC autoriza curso de Engenharia Civil na AEMS Três Lagoas
Inep divulga temas das provas para cursos tecnológicos do Enade 2011
Enem passa a ser obrigatório para solicitar financiamento estudantil