Transferir-se é difícil, mas pode compensar
Trocar de faculdade após começar curso superior exige paciência de aluno:
O processo de transferência entre faculdades existe e é legal no Brasil, mesmo que seja difícil - em alguns casos, até mais que o vestibular. Cada instituição de ensino superior tem autonomia para escolher métodos e gerir processos de transferência de alunos. Grande parte das faculdades recorre à análise curricular e a provas específicas.
A estudante de Comunicação Social do Mackenzie, Luanda Vieira, 22, por exemplo, precisou começar o curso na Universidade Anhembi Morumbi, para, enfim, estudar onde sempre quis. “Fiz colégio no Mackenzie e planejava também fazer curso superior ali, mas perdi o prazo da inscrição para o vestibular. Aí tive que procurar outra faculdade”, diz a estudante.
Luanda teve de concluir um ano na Anhembi para pedir transferência. Ela fez um exame e foi aprovada, mas nem todas as disciplinas cursadas na primeira instituição foram aproveitadas na nova faculdade.
Além disso, Luanda diz que sofreu preconceito na faculdade por ter sido transferida. “Quando eu disse que vim de outra faculdade, elas se afastaram. Sentiam um certo medo, como se eu fosse tomar o lugar deles”, diz.
Apesar da chateação, a estudante diz não se arrepender. “Até pensei em desistir, mas hoje acho que valeu a pena. Principalmente pelo curso, que é bem como eu esperava.”
Fonte: Band
Mackenzie divulga lista dos aprovados no vestibular de inverno
Estado vai beneficiar 16 mil alunos com bolsas de estudos para formação superior
Universidade Cruzeiro do Sul inscreve para vestibular de julho 2011
Cursinho da USP abre inscrições para preparatório do Enem
MEC quer matricular 4 milhões de alunos na universidade em 2020
UFJF divulga resultado final do Vestibular EAD 2011
Dicas do vestibular
Matrícula de estudantes aprovados pelo SiSU se encerra nesta terça-feira