UEPG poderá ter polo de ensino a distância em parceria com universidade portuguesa
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) poderá ter um polo de ensino a distância (EaD) em Portugal, em parceria com a Universidade Aberta de Lisboa (UAb). Este foi um dos temas tratados pelo reitor da UEPG, João Carlos Gomes, com o reitor da UAb, Carlos Reis, nesta quinta-feira (16), durante assinatura de protocolo de cooperação entre as duas instituições.
João Carlos Gomes se encontra em viagem a Portugal, integrando a comitiva da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. A delegação brasileira faz um roteiro pelas universidades lusitanas desde o dia 6, com o objetivo de conhecer o cenário do ensino superior português.
Segundo Gomes, a criação de um polo de ensino a distância seria viabilizada por meio da assinatura de um aditivo ao convênio de cooperação formalizado nesta quinta-feira. “Já iniciamos as negociações neste sentido com o reitor da UAb, que se mostrou bastante interessado em ofertar um curso voltado para a comunidade brasileira em Portugal”.
De acordo com dados de 2010 do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal, 116.220 mil brasileiros vivem em Portugal, constituindo-se na principal comunidade estrangeira no país. Apenas no Distrito de Lisboa a legião de brasileiros chega a 53 mil pessoas.
Observando que a UAb de Lisboa é a única instituição pública de Portugal com 100% dos seus cursos ofertados na modalidade a distância, Gomes acredita que esta será uma oportunidade de a UEPG estender sua experiência nessa área para além das fronteiras brasileiras, abrindo possibilidade para os brasileiros residentes em Portugal obterem formação superior.
“Neste aspecto, eles ainda terão vantagem com uma dupla diplomação, pela UEPG e pela UAb de Lisboa”, comentou o reitor, reiterando que esse termo de cooperação despertou o interesse da equipe da universidade portuguesa, cuja proposta é levar o ensino a estudantes que, por várias razões, não puderam ingressar ou prosseguir seus estudos universitários.
Visita - A recepção à delegação brasileira aconteceu no Campus do Taguspark (Oeiras) da UAb. Os reitores conheceram o modelo pedagógico da universidade aberta portuguesa, baseado no e-learning e no ensino em rede. A UAb apresentou projetos de investigação aplicada em desenvolvimento no Laboratório de Ensino a Distância e E-learning, enquanto a Unidade de Aprendizagem ao Longo da Vida (UALV) expôs as ofertas pedagógicas que integram a linha de formação da UAb no espaço da língua portuguesa.
Conforme a assessoria da instituição lusitana, os debates também se direcionaram para a Política de Cooperação da UAb com os Países de Língua Oficial Portuguesa e ainda a estratégia de intervenção local da UAb em Portugal, concretizada, principalmente, através dos 15 Centros Locais de Aprendizagem de que dispõem em território continental e insular (dois estão ainda em instalação: um na Galiza, que será o primeiro em Espanha; e outro em Vila Real de Santo António).
Fundada em 1988, a UAB já proporcionou formação superior a mais de 13 mil estudantes, em 33 países, sendo 11,5 mil licenciados; 1,4 mil com grau de mestre; e 170 doutores (dados de dezembro de 2010).
Fonte:http://www.aen.pr.gov.br
SAIBA COMO FAZER UMA PÓS GRADUAÇÃO GRÁTIS
Inscrições para o Enem 2013 estão abertas; cadastro vai até 27/5
Locais de prova do Vestibular 2013/1 da UFT estão disponíveis
10 maneiras de utilizar o Twitter para escrever uma redação
Alto nível de exigência em redação do Enem derruba nota dos estudantes.
Lista de universidade com dicas para evitar estupro causa polêmica nos EUA
Professor se despe e mostra imagens nazistas em universidade
Transexuais exigem poder usar saias em universidades tailandesas