Enem tem cerca de 6 milhões de estudantes inscritos
Quase 6 milhões de pessoas se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A quatro meses das provas, que ocorrem nos dias 3 e 4 de novembro, os estudantes já se preparam, conforme mostrou o Bom Dia Rio.
Os cursos preparatórios ajudam neste momento delicado. “Nos fins de semana sempre estudar no mínimo umas cinco horas. Durante a semana você tem que estudar também, depois do curso”, disse um vestibulando.
A aula do professor de geografia usa fotos atuais para explicar demografia na cidade. O debate sobre atualidades exige atenção.
“É legal a gente sair do conceitual, daquela coisa mais abstrata, e partir para o empírico para o aluno entender que o que se discute dentro da sala de aula não é simplesmente uma coisa teórica, é uma coisa que existe mesmo”, disse um professor de geografia.
A estudante Fernanda Oliveira Baptista sempre foi boa aluna. Aos 17 anos, foi uma das primeiras colocadas em Educação Física na Universidade Estadual do Rio de Janeiro(UERJ). Ele concluiu o curso, mas não se adaptou a profissão. Chegou a ser aprovada no curso de Nutrição na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2011, ela tentou vestibular para medicina na UFRJ – um dos cursos mais visados - e passou em 22º lugar.
Durante a preparação, ela adquiriu o hábito de ler jornais pelo menos duas horas por dia. A mudança fez diferença na resolver as questões da prova, como para fazer a redação, que teve como tema as redes sociais. Ela tirou nota máxima na dissertação.
“Estava lendo tudo, todas as notícias, despe política, economia, esportes. Tudo”, explicou a estudante.
A professora de matemática Denise Maria de Oliveira, mão de Fernanda, ajudou a filha a refazer as provas antigas. Para ela, o afeto nesta hora é mais importante que a cobrança.
“O ano do Enem, que é o ano do vestibular, a gente tem que ter mais afeto do que cobrança. Nem que seja um carinho na hora do lanche, na hora que você vê que ele está um pouco estressado. Aí você vai com um lanche, aquilo distrai. Eu acho que o afeto, nesse ano de vestibular, é muito importante”, disse a professora.
As dicas de Fernanda para ser aprovada no concurso é não acreditar em milagres e estudar muito, exceto na véspera do concurso.
“Na véspera eu acordei bem cedo para não correr o risco de chegar a noite e eu não conseguir dormir. Acordei bem cedo, saí, fui ao cinema com meu namorado, arejei minha cabeça e não peguei em livro em momento nenhum. E consegui dormir a noite, na medida do possível”, disse Fernanda.
Fonte:G1
Vestibular 2012 da Federal de Juiz de Fora tem abstenção de 26%
Provas de idiomas no vestibular exigem mais do que o Enem
UnB divulga gabarito do seu vestibular
Resultado do Vestibular 2012 da Ueap será anunciado nesta sexta-feira
Confira o gabarito do Vestibular 2012 da UEMG
Vestibular da Uneb: abstenção foi de 18,4%
Fuvest divulga as notas de corte do vestibular 2012
UECE divulga resultado da 1ª Fase do Vestibular