Senac-RS 65 anos
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac é uma instituição de educação profissional fundada com o objetivo de colaborar na obra, difusão e aperfeiçoamento do ensino profissional no setor terciário. No Rio Grande do Sul, a instituição já capacitou 6 milhões de gaúchos, ofertando cursos em todos níveis educacionais – Aprendizagem; Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional; Capacitação; técnico; graduação e pós-graduação. Atualmente, a entidade conta com quatro faculdades – Faculdade de Tecnologia Senac-RS e Faculdade Senac-RS (em Porto Alegre), Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas e Faculdade de Tecnologia Senac Passo Fundo, 36 escolas de educação profissional distribuídas pelo Estado e uma escola 24horas em Porto Alegre. Desde a sua inauguração em 2006, o Senac 24h funciona em tempo integral, com destaque para os cursos da madrugada que são muito procurados.
Entre os projetos oferecidos pela instituição está o Programa Senac de Gratuidade (PSG), resultado de um acordo entre o Senac e o Governo Federal em 2008, que significa educação profissional de qualidade para que milhares de pessoas possam planejar seus estudos e ter mais oportunidade de trabalho e emprego. O PSG oferece cursos de capacitação e aperfeiçoamento, Aprendizagem e técnicos, totalizando 25 mil alunos atendidos gratuitamente nas unidades do Senac-RS a cada ano. Para ter acesso a esses cursos, os candidatos deverão atender aos seguintes critérios: pessoas cuja renda familiar per capita mensal não ultrapasse dois salários mínimos, ter mais de 16 anos e estar matriculado ou ser egresso da educação básica. São priorizados os inscritos que satisfizerem duas condições (aluno e trabalhador). Além disso, a Instituição desenvolve diversos projetos sociais, os quais beneficiam cerca de 10 mil pessoas anualmente. As informações e inscrições no site www.senacrs.com.br/psg
Alinhada com as demandas do mercado, a instituição lançou, nacionalmente, o programa de capacitação Copa 2014: Oportunidades e desafios. No Rio Grande do Sul, a meta é capacitar mais de 230 mil gaúchos até 2014, sendo que metade deste número será oferecida de forma gratuita pelo PSG. O Senac-RS investirá R$ 230 milhões no projeto para que o setor do comércio de bens, serviços e turismo esteja preparado para atender as demandas de um evento tão grandioso como a Copa do Mundo. Mais de 200 turmas já foram iniciadas no Estado, atingindo cerca de 3 mil alunos. Dos 600 cursos oferecidos, 100 foram customizados especificamente para programa da Copa. Para definir os cursos que fazem parte do projeto, o Senac Nacional desenvolveu uma pesquisa em parceria com a Federação Nacional de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, a qual entrevistou cerca de 700 estabelecimentos nas cidades de Manaus, Brasília, Pernambuco, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
Outro destaque na comemoração dos 65 anos é o lançamento dos cursos técnicos em EAD, que vem ao encontro das necessidades do mercado por profissionais técnicos. O Senac-RS é a única instituição de ensino que oferece o Pólo EAD: com oferta de cursos em várias cidades do Estado. Além das aulas virtuais, os alunos também tem um encontro presencial semanal para trocarem experiências e somarem conhecimentos. Atualmente, são oferecidas 14 opções de qualificações técnicas, entre elas Enfermagem, Técnico em Transações Imobiliárias, Marketing, Informática e Administração. Fazem parte do Pólo EAD as cidades de Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Porto Alegre, Gravatai, Ijui, Lajeado e Uruguaiana.
- 4 Faculdades
- 37 Escolas de Formação e Capacitação Profissional
- 1 Unidade Móvel
- Atividades sistemáticas nos 496 municípios gaúchos
- 200 mil alunos atendidos por ano
- NOVIDADES: Inauguração do Senac Gramado e Escola de Gastronomia (na capital), em 2012, e três novos Balcões Sesc/Senac – Guaiba, São Gabriel e Capão da Canoa.
Fonte: Fecomércio-RS
SAIBA COMO FAZER UMA PÓS GRADUAÇÃO GRÁTIS
Inscrições para o Enem 2013 estão abertas; cadastro vai até 27/5
Locais de prova do Vestibular 2013/1 da UFT estão disponíveis
10 maneiras de utilizar o Twitter para escrever uma redação
Alto nível de exigência em redação do Enem derruba nota dos estudantes.
Lista de universidade com dicas para evitar estupro causa polêmica nos EUA
Professor se despe e mostra imagens nazistas em universidade
Transexuais exigem poder usar saias em universidades tailandesas