Enem será necessário para concorrer as bolsas no exterior
O Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, anunciou na última terça-feira (26) o lançamento do programa “Ciência sem Fronteiras”, que vai financiar bolsas de intercambio em universidades internacional. Os estudantes que desejam concorrer a uma das 100 mil bolsas previstas precisam ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pois esse será um dos requisitos para a sua classificação.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), para que o aluno consiga uma das 27,1 bolsas de graduação no exterior, o aluno devera ter atingido nota acima de 600 pontos no Enem. Ainda, ele deve ter completado no mínimo 40% e no máximo 80% dos créditos necessários para obter o seu diploma.
As bolsas de graduação terão duração de um ano, sendo que período de 6 a 9 meses serão de atividades acadêmicas e o restante deve ser utilizado em estágios em empresas ou centros de pesquisa. O MEC será responsável por prover passagem aéreas, uma bolsa mensal, seguro saúde, auxílio instalação e as taxas de uso de infra-estrutura. Os créditos de tempo no exterior serão reconhecidos pelas universidades brasileiras.
Os interessados devem aguardar o Ministério divulgar os calendários oficiais, porém, as inscrições devem estar abertas ainda no segundo semestre deste ano. Nesta segunda, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) deve divulgar os primeiros editais.
Fonte:Noticiasbr
SAIBA COMO FAZER UMA PÓS GRADUAÇÃO GRÁTIS
Inscrições para o Enem 2013 estão abertas; cadastro vai até 27/5
Locais de prova do Vestibular 2013/1 da UFT estão disponíveis
10 maneiras de utilizar o Twitter para escrever uma redação
Alto nível de exigência em redação do Enem derruba nota dos estudantes.
Lista de universidade com dicas para evitar estupro causa polêmica nos EUA
Professor se despe e mostra imagens nazistas em universidade
Transexuais exigem poder usar saias em universidades tailandesas