Universidades de SP terão de reduzir vagas de Direito e Medicina
Decisão do Ministério da Educação afeta 5 instituições que não cumpriram acordos para corrigir falhas e má qualidade dos cursos
A Universidade de Marília (Unimar), a Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), a Universidade Nove de Julho (Uninove) e a Universidade de Franca serão penalizadas por descumprirem acordo firmado com o Ministério da Educação. Depois de alcançarem notas insatisfatórias em cursos de Medicina – Unimar e Unimes – e de Direito – Uninove e Universidade de Franca – nas avaliações do ministério, essas instituições passaram por processos administrativos para corrigir deficiências, mas nem todas foram corrigidas.
O MEC quer desativar o curso de Medicina da Universidade de Marília. Entre os problemas identificados pelos especialistas da pasta na instituição estão: poucos títulos na biblioteca, insuficiência do número de leitos em relação ao número de alunos do curso que estão em internato no quinto e no sexto anos. Porém, como a universidade recorreu da decisão, o Conselho Nacional de Educação (CNE) vai julgar o caso. Até lá, a instituição terá de apresentar à Coordenação-Geral de Supervisão da Educação Superior, a cada processo seletivo, a relação nominal, com indicação de CPF, email e telefone de todos os alunos matriculados no curso.
Para a Unimes, a penalidade por não ter cumprido o acordo para sanar as deficiências verificadas pelos especialistas do MEC no curso será a redução de vagas oferecidas no vestibular. A instituição terá de oferecer 60 – e não mais 80 – vagas anuais. A relação dos matriculados (junto com os contatos dos alunos) terá de ser apresentada à Coordenação-Geral de Supervisão da Educação Superior a cada processo seletivo.
A Universidade Nove de Julho também terá de apresentar esse tipo de relação, para que o MEC controle a quantidade de alunos que está sendo matriculada pela instituição. A Uninove terá o número de vagas oferecidas limitado. Depois de longo processo de avaliação no Ministério da Educação e no CNE, o conselho definiu que a universidade poderá oferecer 1,8 mil vagas anuais em quatro unidades que oferecem o curso de direito – Vila Maria, Barra Funda, Vergueiro e Santo Amaro – até a próxima renovação de autorização do curso. Espera-se que as deficiências sejam sanadas e os especialistas farão visita in loco para conferir.
A recomendação do Ministério da Educação para a Universidade de Franca também era de fechamento de curso. Além de problemas com a oferta de estágio supervisionado aos alunos, a comissão de avaliação de cursos afirma que a relação de 39 alunos para cada professor do curso de Direito oferecido pela instituição é alta e prejudica a qualidade de ensino. A graduação obteve índices insatisfatórios nas avaliações do MEC nos últimos anos.
Por enquanto, a universidade será penalizada com a redução de 50 vagas para novos alunos, passando a oferecer 430 vagas anuais até a próxima renovação da autorização de funcionamento do curso. A determinação do MEC é que a universidade apresente a decisão a professores e alunos nos murais de aviso da instituição e coloque a determinação de forma clara em seu site em, no máximo, 30 dias.
Pedagogia
A última instituição afetada pelas decisões da Secretaria de Ensino Superior do MEC é a Faculdade de Educação de Assis (Faeda), localizada no município de Assis (SP). Nesse caso, o problema identificado pelo órgão estava no curso de Pedagogia. Depois de não ter atingido notas satisfatórias nas avaliações do ministério, a instituição se comprometeu a cumprir um acordo de saneamento de deficiências. No entanto, os avaliadores identificaram que as medidas não foram totalmente cumpridas.
Com isso, a Faeda terá de reduzir a oferta de vagas para 80 anuais até a renovação de autorização de funcionamento do curso. A instituição também precisará apresentar ao MEC lista com nome e contato de todos os alunos matriculados a cada processo seletivo.
Fonte: IG
SAIBA COMO FAZER UMA PÓS GRADUAÇÃO GRÁTIS
Inscrições para o Enem 2013 estão abertas; cadastro vai até 27/5
Locais de prova do Vestibular 2013/1 da UFT estão disponíveis
10 maneiras de utilizar o Twitter para escrever uma redação
Alto nível de exigência em redação do Enem derruba nota dos estudantes.
Lista de universidade com dicas para evitar estupro causa polêmica nos EUA
Professor se despe e mostra imagens nazistas em universidade
Transexuais exigem poder usar saias em universidades tailandesas