Vestibular termina com 10,4% de desistência
Os próximos 23 dias prometem ser de expectativa para Eloah Zeitune, 20 anos, e para os outros 23,8 mil inscritos no Vestibular de Inverno 2011 da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ontem, eles participaram do último dia de provas do concurso, mas o resultado só será conhecido no dia 5 de agosto. Quem passar, começará a estudar em fevereiro do ano que vem.
Depois de 3 dias de prova, os quase 10 mil vestibulandos que vieram de outras cidades lotaram os hotéis, as pensões e as casas de amigos e familiares maringaenses. Ontem, a maioria já havia ido embora.
Eloah foi uma delas.
À noite, retornou para Votuporanga, interior de São Paulo, onde mora, após prestar o vestibular da UEM pela terceira vez. A instituição foi escolhida pela qualidade da graduação. O fato de ter conhecidos em Maringá também conta.
"Tem muita gente da minha cidade que mora aqui e em Londrina, então presto o vestibular para a UEM e UEL. Só que, no fim do ano, se os vestibulares caírem na mesma data, vou optar por Londrina, onde minha irmã já estuda. É que no meio do ano são poucas universidades que abrem concurso", diz.
Enquanto aguardavam o horário para pegar o caderno de provas do último dia, as paulistas Fernanda Martins, 18, e Erica Matsuda, 19, contam que este é o primeiro vestibular que fazem para 2012. Assim como os outros mais de 20 mil candidatos, Erica e Fernanda esperam só voltar a Maringá para efetuar a matrícula e começar o ano que vem como calouras da UEM.
Erica, que prestou a prova para arquitetura, diz que foi difícil se adaptar ao sistema utilizado pela UEM, de somatória. "Você precisa assinalar as corretas e somar. O problema é que uma alternativa errada anula uma correta. Fica mais difícil fazer a prova assim. Precisa de muita atenção", explica.
O presidente da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), professor Emerson Arnaut de Toledo, fez uma avaliação positiva do concurso. Segundo ele, os incidentes registrados foram considerados normais.
Toledo informou que o índice de desistência do concurso que foi 1,3% mais baixo em comparação com o ano passado. "Nessa edição, 10,4% dos candidatos deixaram de fazer a prova. No Vestibular de Inverno de 2010, a porcentagem foi de 11,73%", disse.
Serviço
As provas e gabaritos do Vestibular de Inverno 2012 da UEM podem ser encontrados no site www.vestibular.uem.br. Os aprovados no concurso serão divulgados no dia 5 de agosto, a partir das 10h.
Já as aulas começarão em fevereiro de 2012
Autor:Poliana Lisboa
Fonte: maringa.odiario.com
SAIBA COMO FAZER UMA PÓS GRADUAÇÃO GRÁTIS
Inscrições para o Enem 2013 estão abertas; cadastro vai até 27/5
Locais de prova do Vestibular 2013/1 da UFT estão disponíveis
10 maneiras de utilizar o Twitter para escrever uma redação
Alto nível de exigência em redação do Enem derruba nota dos estudantes.
Lista de universidade com dicas para evitar estupro causa polêmica nos EUA
Professor se despe e mostra imagens nazistas em universidade
Transexuais exigem poder usar saias em universidades tailandesas