Faça Intercâmbio: Charmosa pelo seu caráter europeu
Portal Formatura: 07/10/2013 às 08:23:21
Charmosa pelo seu caráter europeu Montreal é a segunda maior cidade do Canadá, ao mesmo tempo em que apresenta traços fortes de uma cidade norte-americana mistura ingredientes típicos da Europa que encantam seus visitantes. A população fala inglês e francês a perfeição, mudando de um para o outro sem nem sequer sentir.
Também conhecida pela diversidade cultural, possui mais de 80 grupos étnicos representados em sua área metropolitana, sendo que aproximadamente 70% de seus habitantes têm ascendência francesa.
Muito bem localizada, de carro, está a duas horas de distância de Ottawa, duas horas e meia de Quebec e cinco horas de Toronto, tem como suas principais atrações naturais o rio São Lourenço e o Monte Royal, com um parque que recebe visitantes durante todas as estações do ano. O desenho do parque foi feito pelo paisagista americano Frederick Law Olmsted, o mesmo do Central Park, de Nova York.
Eventos
Com uma incrível agenda de eventos, que anualmente sedia mais de 40 festivais incluindo os festivais de jazz e de cinema (o internacionalmente conhecido Montreal Word Film Festival). A área cultural é uma das mais movimentadas, por lá encontram-se mais de 100 companhias inglesas e francesas de teatro. Também é considerada um dos maiores centros de moda do mundo.
Atrações
O Porto de Montreal foi totalmente remodelado e se transformou em uma das mais freqüentadas áreas de lazer. Além de visitar os parques ao redor do porto, moradores e turistas costumam programar passeios no Lê Bateau-Mouche Parisian pelo rio São Lourenço.
Programa imperdível é vistar o museu ambiental Biodome que reproduz de maneira impressionante a úmida floresta tropical, um habitat polar, as férteis florestas das Laurentian Mountains e o ecossistema marinho do rio São Lourenço. O museu fica localizado dentro da área do Olympic Park, que foi construído para os Jogos Olímpicos de 1976 e hoje exibe uma série de prédios futuristas. O Jardim Botânico também não pode deixar de ser visitado.
Os parques de Montreal e arredores são agradáveis e seguros. No verão, pode-se fazer caminhadas pelos bosques e florestas, alugar canoas e pedalinhos ou fazer piquenique. A prática de esportes ao ar livre como voleibol e futebol é permitida na maioria dos parques. No inverno também existe diversão, patinação no gelo, esqui alpino, esqui cross-country, hóquei no gelo e outros.
Considerada uma das igrejas mais bonitas da América do Norte, a Basílica de Notre-Dame é realmente uma obra impressionante. Erguida em 1829, a mais antiga igreja católica de Montreal fica na Place d’Armes. No roteiro pela cidade deve constar ainda o Marché Bonsecours, o mercado de hortaliças que fica no prédio do antigo Parlamento do Canadá, a Place d’Arts, um complexo de salas de espetáculos.
Os dois principais museus da cidade são o de Belas Artes e o de Arte Contemporânea. Entre outras opções estão o IMAX (cinema em terceira dimensão) e o La Ronde (parque de diversões).